segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PROJETO O MUNDO FANTÁSTICO DA GEOMETRIA

- O MUNDO FANTÁSTICO DA GEOMETRIA –

CONHECIMENTO EM SINTONIA COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS

Professora Orientadora: Maria das Graças Silva de Souza

Alunos:Francisca Oliveira Cabral de Lima e Ruan Evislon Ferreira da Silva

A matemática faz parte do cotidiano da humanidade desde tempos remotos. Ela surge com a necessidade do homem de classificar, contar e representar o mundo em que está inserido. O seu estudo contribui para o desenvolvimento do raciocínio, da atenção, visão espacial e capacidade motora. No entanto, apresentam uma séria dificuldade no que diz respeito a métodos e conteúdos complexos como os relacionados à geometria. Nesse sentido, o presente estudo objetivou trabalhar a geometria de forma lúdica, despertando a curiosidade e a busca pelo conhecimento e formação do pensamento geométrico implicando ações de natureza cognitiva no desenvolvimento de competências e habilidades.

METODOLOGIA:

Para o desenvolvimento desse projeto fez-se necessário a implementação de metodologias diferenciadas, aplicadas a alunos de 6º e 7º ano do ensino fundamental, partindo da investigação, reflexão e criatividade na formulação de conceitos geométricos no contexto cotidiano. Para tanto foram realizadas pesquisas informais em fontes diversificadas, trabalhado a planificação e estruturação de formas espaciais, interagindo com o centro de multimeios na utilização de ferramentas tecnológicas proporcionando melhor assimilação das formas em uma visão bi e tridimensional. Diante das informações formaram-se grupos de debates, construção de figuras e montagem de maquetes representativas. O conhecimento adquirido foi demonstrado através de exposição dos trabalhos elaborados.

RESULTADOS:

Neste projeto foram analisados os elementos intuitivos da geometria, diferenciação entre formas geométricas, planificação de sólidos, discutida a importância da geometria no cotidiano utilizando-se de conceitos embasados pelos PCNS e diretrizes da matriz de referência divulgadas pelo MEC e INEP, abrangendo as competências e habilidades referentes a espaço e forma levando ao entendimento e desenvolvimento do potencial cognitivo por meio de uma postura critica, decisiva e autônoma.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O estudo geométrico constitui elemento importante na compreensão da relação homem/espaço. Permitindo explorar, classificar, analisar, manipular, construir e representar formas. Remonta-nos ao grande matemático Euclides e aos filósofos Platão e Pitágoras apresentando a geometria em um contexto universal nos estudos atribuídos ao cosmo, às navegações, agricultura e atividades diárias. A interação com o meio, ampliou nossa visão geométrica permitindo um aprendizado prazeroso e maior desenvolvimento intelectual.


Um comentário: