segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PROJETO QUARTA LITERÁRIA RAQUEL DE QUEIROZ

Autores: Lidyane Mayse S. Melo, Maria Gabriela da Silva Santos
Professora Orientadora:Elisabete de Sousa Silva

O ano 2010 promete ser importante para a cultura brasileira, especificamente no Ceará, pois se trata do centenário da escritora Rachel de Queiroz, uma das referências mais expressivas da nossa literatura. Rachel de Queiroz soube de maneira singular, retratar a sua terra, a sua gente. Sendo um legado cultural para o nosso país, que merece ser pesquisado, estudado e conhecido.
O projeto “Quarta Literária” objetiva manter viva a memória da primeira mulher cearense a ingressar na Academia Brasileira de Letras e estimular o hábito da leitura nas turmas de ensino médio na escola Amália Xavier.

METODOLOGIA
No desenvolvimento desse projeto interdisciplinar, os alunos discutem a importância de estudar a autora Rachel de Queiroz. Para isso, formam grupos de pesquisas, organizam um momento para apresentação e sensibilização do projeto, ocasião em que é feita a exposição do cronograma de atividades distribuídas em dez fases, a saber: Café Literário; aulão sobre a produção literária da referida autora; exibição de vídeos sobre sua vida e obras; palestras; concurso de redação; momento cultural; recital de poesias; lançamento de cordel; seminário de trabalhos e pesquisas; aula de campo em Quixadá e culminância.

RESULTADOS
Espera-se que ao participar das etapas o aluno seja estimulado a desenvolver o hábito da leitura, conhecer mais a escritora, seu modo de criar, suas propostas e visão de mundo, e que sejam capazes de ler além das linhas e desenvolver as capacidades de compreensão, apreciação e reflexão sobre o sentido do texto. Finalmente, o que objetivamos é que os alunos possam reconhecer-se como sujeitos que podem valer-se de seus conhecimentos prévios para atribuir sentido aos textos e constituírem-se como sujeitos de seu processo de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário